MORTE ANUNCIADA

Depois de 18 anos, a Microsoft descontinua o sistema operacional.

A notícia pode parecer bizarra, já que o Windows 3.0 começou a ser vendido em 1990. Para a maioria das pessoas, ele já estava enterrado havia anos. Mas o fato é que o Windows 3.x sobreviveu em equipamentos dedicados, como caixas registradoras e sistemas de entretenimento em aviões. De vez em quando, vejo-o rodando no caixa de algum restaurante ou loja. A Microsoft forneceu suporte ao sistema até 2001. Mas só no último dia 1º de novembro deixou de licenciá-lo a fabricantes de equipamentos.

O Windows 3.x rodava sobre o MS-DOS como se fosse um aplicativo e tinha gráficos rudimentares para os padrões atuais. Mas sua importância foi enorme para a popularização do PC. Primeira versão do Windows a fazer sucesso, ele levou a interface gráfica e o mouse ao PC, oferecendo uma alternativa viável ao Macintosh. Seu gerenciador de memória estendida quebrou a barreira dos 640 KB que existia no DOS, permitindo o desenvolvimento de aplicativos mais complexos. Nos anos seguintes, a Microsoft criou variantes do sistema. As mais populares foram Windows 3.1, de 1992, e 3.11, de 1993. Esta última chamava-se Windows para Workgroups e foi a primeira versão do sistema a trazer recursos para uso em rede.

O Windows 3.0 exigia um processador 8088 e 384 KB de memória para rodar. Para trabalhar no seu modo mais avançado, bastava um 80386 e 1024 KB. Numa época em que o Windows Vista requer 2000 vezes essa capacidade para rodar com desempenho aceitável, medir a memória em KB parece coisa do século passado – e é. Mas essa era uma configuração avançada em 1990. Meu primeiro PC, comprado em 1988, nem sequer tinha um HD. Ele rodava MS-DOS em dois drives de disquete de 5 1/4 polegadas. Depois dessa sessão nostalgia sobre o Windows 3.x, só me resta dizer: descanse em paz.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias/blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário