TECNOLOGIA EM ARMAZENAMENTO

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.
 
É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.
 
Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanômetros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros).
 
A Associação de discos de Blu-ray anunciou que os discos BDXL estão prontos para serem fabricados utilizando a tecnologia desenvolvida nos leitores óticos. Os discos estarão disponíveis em tripla camada com 100 GB sendo que este pode ser regravável ou gravar apenas uma vez, ou com quatro camadas completando os 128 GB com possibilidade de se gravar uma única vez.
 
O problema é que a quantidade de camadas destes discos não são reconhecidos e lidos por seu atual player, se você ficou feliz com a novidade, é bom começar a guardar uma verba extra para poder desfrutar deste "oceano" de Gigas...

 
Fonte:www.techguru.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário