SACOLAS PLÁSTICAS

Lembro com muita saudade de quando eu era pequeno, e passava as férias escolares com meus queridos avós materno, período bom da minha vida! Não havia exigências nem cobranças. Lembro que meu avô matinha uma rotina interessante, acorda bem cedo para comprar o pão bem quentinho e fazer compras na feira pelo menos uma vez na semana. Calçava seu chinelo tipo franciscano, colocava o chapéu na cabeça, dobrava a sacola que sempre trazia as compras da feira, me pegava pela mão, e íamos rumos a feira.

Infelizmente ele não está mais entre nós a algum tempo, mas eu continuo a freqüentar a feira livre, panificadora, farmácia, supermercado, quitanda, armarinho, sempre fazendo pequenas compras, só que ao invés de utilizar a velha sacola de feira, sou mais um que utiliza a comodidade das sacolas de plástico, e essa é a penas uma pequena lista de locais onde são fornecidos sacolas plásticas para transporte de pequenos objetos compramos ao longo do dia. Se pararmos pra contar, você vai vê o quanto se desperdiça dinheiro em sacolas plásticas que vão no final para o lixo, e prejudicam não só as pessoas que moram em locais onde o sistema de esgoto não é eficiente como os animais de diferentes espécies de vida marinha que morrem ingerindo sacos plásticos.

Segundo www.compam.com.br/decomposicao.htm, esse plástico leva no mínimo 100 anos para se decompor no meio ambiente, e o processo de fabricação agride ainda mais a natureza com os resíduos sólidos e químicos resultantes das varias etapas de produção.

Um dado triste é que infelizmente as políticas de incentivo a campanhas ou projetos de reciclagem, não cresce na mesma proporção. Diante disso fica uma pergunta! Se 193 milhões de Brasileiros produzindo lixo, pra onde vai tanto plástico?

Um comentário:

  1. Olá Roberto, vi seu email. Mas não tinha tido tempo de acessar seu blog. Gostei dos textos, principalmente dessa postagem alerta.
    Seu blog é utilidade pública divulgarei na minha lista.
    abraços
    :)

    ResponderExcluir