INTERNET VIA REDE ELÉTRICA

A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) informou hoje a regulamentação do sistema de banda larga através da rede elétrica no país.
A resolução define restrições para que o serviço não influencie e cause interferência em outros serviços de radiofreqüência - rádio, TV ou mesmo comunicação entre operadores em aeroportos.
Com a regulamentação, as empresas que prestarem o serviço deverão usar obrigatoriamente filtros capazes de atenuar as radiações indesejadas, também com finalidade de reduzir possíveis interferências.

Para entrar em funcionamento, porém, ainda falta regulamentação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os equipamentos deverão também ter aprovação da ANATEL e da ANEEL para serem comercializados e utilizados na prestação do serviço.

Todas as empresas que utilizarem o sistema, chamado de BPL (do inglês, Broadband over Power Lines), deverão comunicar à ANATEL até 30 dias antes do início da operação.

Ainda segundo a ANATEL, qualquer empresa que tenha concessão para conteúdo multimídia poderá utilizar o sistema, bastando apenas que contrate o serviço da concessionária de energia. Estas, inclusive, podem ser também fornecedoras do serviço.

Na prática, isso significa que empresas como Telefônica, NET e Embratel podem utilizar o sistema, mas precisarão contratar uma empresa fornecedora de energia. Será uma nova forma de concorrência?


Abraço,


Fonte: www.techguru.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário